segunda-feira, 16 de maio de 2011

17 de maio - Dia Mundial da Hipertensão

Dia 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a população a respeito da doença que já atinge 17 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Diversas pesquisas mostram que a hipertensão se manifesta, geralmente, em torno dos 40 anos. Contudo, crianças e adolescentes não estão livres deste mal.







A prevenção ainda é o melhor remédio. Optar por uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente podem ser hábitos essenciais para quem não quer se deparar com a doença na fase adulta.
Acabe com as dúvidas sobre este assunto e aprenda a melhor maneira de espantar este mal da sua vida. Confira uma entrevista com o Dr. Marcos de Oliveira Vasconcellos, cardiologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/DASA.
Qual é o valor da pressão que indica que há um caso de hipertensão?
Geralmente, podemos considerar valores acima de 140/90 mmhg ou 14 por 9, de uma forma mais popular, como um nível de pressão que necessita de maior atenção em um indivíduo adulto. Caso este valor se repita por mais 2 ocasiões diferentes, é muito provável que se trate de um paciente hipertenso.
O que a pessoa sente quando tem uma crise?
Os sintomas de uma crise hipertensiva são bastante variados, podendo ocorrer quadros de dores no tórax (principalmente peito e costas), falta de ar, mal estar, dores de cabeça, às vezes acompanhadas de vômitos, confusão mental e até perda da consciência.
O que o hipertenso deve fazer ao ter os sintomas?
Procurar atendimento médico de urgência.
Quais são os procedimentos normais do hospital para controlar a crise hipertensiva?
Potentes medicamentos são usados, normalmente por via venosa, durante uma crise hipertensiva. Além disto, exames laboratoriais são feitos para detectar possíveis complicações. Algumas vezes, é necessário suporte de oxigênio.
Caso não seja controlada, o que a hipertensão pode acarretar ao paciente?
Em um quadro agudo podem ocorrer AVCs (derrames), edema pulmonar (água no pulmão), etc, com risco de morte. A longo prazo, a hipertensão mal controlada pode evoluir para insuficiência renal (até com necessidade de diálise), insuficiência cardíaca (coração grande), entre outros.
Pessoas que tiveram crise de hipertensão apenas algumas vezes devem ter acompanhamento médico pelo resto da vida?
Sim, pacientes hipertensos necessitam de acompanhamento médico por se tratar de uma doença crônica, assim como a diabetes, por exemplo.
O que difere um hipertenso de uma pessoa que sofreu de pressão alta uma vez?
Um único episódio de pressão mais elevada não faz o diagnóstico de hipertensão arterial. Entre outras coisas, é preciso que verifiquemos a pressão acima de 140/90 mmhg por, pelos menos, 2 outras ocasiões diferentes. É necessária uma investigação ampla.
O que causa a hipertensão? A hipertensão passa de pai para filho?
Geralmente, a hipertensão é genética e desencadeada ou agravada por fatores ambientais (stress, sedentarismo, obesidade, tabagismo etc). Algumas vezes, é causada por doenças renais, tumores endócrinos, medicamentos (por exemplo, anticoncepcionais, medicamentos para emagrecer etc).
Fonte: Idmed



Os exercícios mais indicados no combate à hipertensão





Certamente, você está cansado de escutar as pessoas dizendo que a prática de exercícios físicos é um santo remédio para diversas doenças. Porém, esta máxima é verdadeira e deve ser levada a sério por todos, não só por pessoas que já sofrem com algum problema de saúde, mas também por aqueles que querem prevenir certos distúrbios. A hipertensão, por exemplo, é um mal que pode ser controlado quando adquirimos este hábito.
“Podemos afirmar que os exercícios mais indicados para quem sofre de hipertensão são os aeróbicos, ou seja, os que exijam um comprometimento do pulmão e coração em níveis adequados (entre 60 e 80% da sua frequência máxima aproximadamente). Entre eles estão: caminhadas, corridas, natação e danças”, explica Claudia Saboya, profissional de Educação Física e Terapeuta Holística.
Para quem gosta de atividades mais leves e que unam o trabalho corporal ao mental, a especialista dá a dica: “A Yoga também é uma prática excelente para os hipertensos, pois combina exercícios de alongamento e respiratórios. Ela ajuda a desenvolver o auto-equilíbrio do corpo e da mente, e, com certeza, vai ajudar no controle da Hipertensão”.
Outra saída pode ser aliar a alimentação saudável e a prática de exercícios a determinadas terapias alternativas. “As Terapias Holísticas podem ajudar no tratamento, já que atuam diretamente no seu bem-estar físico e psicológico. A Massagem Sueca, por exemplo, tem como objetivo auxiliar o retorno sanguíneo e o linfático, promovendo a eliminação de algumas toxinas muitas vezes acumuladas por excesso de peso, estresse e outros fatores”, conclui Claudia.


Uma lista de alimentos exclusiva para os hipertensos


Na maior parte das vezes, quem sofre de alguma doença precisa adaptar a alimentação. É isso que acontece com que sofre aumento da pressão arterial, ou seja, com os hipertensos. A escolha certa dos alimentos é fundamental para o controle do distúrbio e a busca de uma vida normal. 


Confira uma lista com os alimentos mais comuns na nossa rotina e descubra aqueles que podem fazer parte do seu cardápio e aqueles que estão terminantemente proibidos.


Sinal verde para: 

- Carnes magras, fígado;
- Frango, peru não defumado ou chester sem pele;
- Peixes frescos (pescada, merluza, salmão, badejo, linguado, cação;)
- Queijo branco e ricota sem sal, leite e iogurte desnatado; 

- Ervas e temperos naturais, molhos caseiros;
- Suco de frutas naturais e frutas in natura.

Sinal vermelho para:

- Queijos amarelos e curados, queijos cremosos, parmesão, roquefort, camembert e provolone; 

-Temperos prontos, molhos industrializados, pimenta vermelha, molhos à base de maionese, adoçantes a base sódio;  

- Produtos em conserva;
- Bebidas alcoólicas, refrigerantes em geral (inclusive diet/light), milk shake, bebidas energéticas, sucos artificiais;
- Carnes salgadas ou defumadas;

- Embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame, etc.);
- Peixes salgados (sardinha, anchova, atum e aliche em lata, bacalhau, defumados, etc.);
- Alimentos industrializados em geral;
- Carne Processadas: Presunto, mortadela, copa, lombo, paio, salsicha, lingüiça, salame, charque, carne seca, carne de sol e outros;
- Margarina e manteiga com sal.



Nenhum comentário: